Volvo realiza caravana para qualificar manutenção de ônibus
Dois veículos rodoviários e um urbano foram transformados em escolas-oficinas para ampliar capacitação de mecânicos nas concessionárias
ADAMO BAZANI – CBN
Se a compra de um carro de passeio, para uso da família e deslocamentos pessoais, exige atenção sobre como deve ser a manutenção deste veículo, imagine o caso de um ônibus, que é um bem de capital, um investimento para trazer retorno financeiro para o empresário e transporte digno para a população.
Mais consciente de suas obrigações e sendo mais cobrado pelo cidadão que exige mais qualidade de transportes, o empresário hoje não quer apenas comprar um ônibus e sim uma solução.
Com os custos mais altos para aquisição e manutenção, e com o objetivo de não gastar dinheiro à toa e se fortalecer economicamente, o empreendedor de transporte quer antecipadamente saber quanto vai gastar para ter seu ônibus e precisa de um serviço de assistência técnica e pós-venda.
Por outro lado, as fabricantes sabem que hoje os ônibus são dotados de mais equipamentos modernos, que os diferenciam dos caminhões e mesmo dos ônibus mais antigos.
Para não perderem clientes num mercado cada vez mais competitivo, apesar de poucas marcas, as fabricantes de ônibus investem cada vez mais em sua rede de concessionárias e na qualificação de seus funcionários.
Dois veículos rodoviários e um urbano foram transformados em escolas-oficinas para ampliar capacitação de mecânicos nas concessionárias
ADAMO BAZANI – CBN
Se a compra de um carro de passeio, para uso da família e deslocamentos pessoais, exige atenção sobre como deve ser a manutenção deste veículo, imagine o caso de um ônibus, que é um bem de capital, um investimento para trazer retorno financeiro para o empresário e transporte digno para a população.
Mais consciente de suas obrigações e sendo mais cobrado pelo cidadão que exige mais qualidade de transportes, o empresário hoje não quer apenas comprar um ônibus e sim uma solução.
Com os custos mais altos para aquisição e manutenção, e com o objetivo de não gastar dinheiro à toa e se fortalecer economicamente, o empreendedor de transporte quer antecipadamente saber quanto vai gastar para ter seu ônibus e precisa de um serviço de assistência técnica e pós-venda.
Por outro lado, as fabricantes sabem que hoje os ônibus são dotados de mais equipamentos modernos, que os diferenciam dos caminhões e mesmo dos ônibus mais antigos.
Para não perderem clientes num mercado cada vez mais competitivo, apesar de poucas marcas, as fabricantes de ônibus investem cada vez mais em sua rede de concessionárias e na qualificação de seus funcionários.
A Volvo anunciou, nesta terça-feira, dia 29 de abril de 2014, que colocou em circulação três ônibus especiais para treinamento e qualificação de mecânicos de uma rede de 14 concessionárias.
Os veículos vão realizar uma espécie de caravana por três semanas. São dois modelos rodoviários, um Volvo B 270 F – motor dianteiro carroceria Mascarello ROMA 330 e um Volvo B 380 R – motor traseiro com carroceria Mascarello ROMA 370, além do urbano Volvo B 290 R – motor traseiro com carroceria Marcopolo Viale.
Os ônibus foram transformados em escolas-oficinas e os treinamentos em cada modelo vão ser diferentes com foco para as características do veículo e o tipo de aplicação.
Estes treinamentos serão realizados pelos próprios instrutores das concessionárias que terão supervisão dos técnicos da fábrica.
As aulas têm como objetivo aumentar a qualificação dos mecânicos frente à necessidade dos frotistas. Para isso, devem ser enfatizados pontos como o diagnóstico dos problemas e falhas, melhor conhecimento dos ônibus e a manutenção dos sistemas destes veículos.
De acordo com a Volvo, a caravana de manutenção faz parte do programa mundial da marca para qualificação de mecânicos, denominado BKT (Bus Key Tecnician ou Mecatrônico Espescializado em Ônibus).
Devem ser capacitados 150 mecânicos só para ônibus.
Mas os trabalhos de qualificação não terminam nas três semanas de caravana.
Estes profissionais vão passar por uma prova teórica, que vai selecionar os técnicos e mecânicos que participarão das provas práticas de certificação BKT, no início de 2015.
Os veículos vão realizar uma espécie de caravana por três semanas. São dois modelos rodoviários, um Volvo B 270 F – motor dianteiro carroceria Mascarello ROMA 330 e um Volvo B 380 R – motor traseiro com carroceria Mascarello ROMA 370, além do urbano Volvo B 290 R – motor traseiro com carroceria Marcopolo Viale.
Os ônibus foram transformados em escolas-oficinas e os treinamentos em cada modelo vão ser diferentes com foco para as características do veículo e o tipo de aplicação.
Estes treinamentos serão realizados pelos próprios instrutores das concessionárias que terão supervisão dos técnicos da fábrica.
As aulas têm como objetivo aumentar a qualificação dos mecânicos frente à necessidade dos frotistas. Para isso, devem ser enfatizados pontos como o diagnóstico dos problemas e falhas, melhor conhecimento dos ônibus e a manutenção dos sistemas destes veículos.
De acordo com a Volvo, a caravana de manutenção faz parte do programa mundial da marca para qualificação de mecânicos, denominado BKT (Bus Key Tecnician ou Mecatrônico Espescializado em Ônibus).
Devem ser capacitados 150 mecânicos só para ônibus.
Mas os trabalhos de qualificação não terminam nas três semanas de caravana.
Estes profissionais vão passar por uma prova teórica, que vai selecionar os técnicos e mecânicos que participarão das provas práticas de certificação BKT, no início de 2015.
“A certificação BKT vai além da validação técnica. É uma ferramenta de valorização profissional, retenção de talentos e maior engajamento do funcionário”- disse em nota à imprensa especializada o gerente de desenvolvimento de competências do Grupo Volvo América Latina, Rogério Roa.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes