Caio fornece 262 ônibus para BRT MOVE BH

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ÔNIBUS
Caio adaptou carroceria modelo Millennium BRT para chassi com motor dianteiro. A aplicação é para linhas alimentadoras. Divulgação Caio.
Caio fornece 262 ônibus para o BRT MOVE BH
De acordo com a encarroçadora, 163 veículos são do modelo Millennium BRT adaptado para chassis de motor dianteiro
ADAMO BAZANI – CBN
A encarroçadora de ônibus Caio Induscar divulgou nesta quarta-feira, dia 07 de maio de 2014, que a quantidade de veículos da marca fornecido para o sistema de corredores de ônibus BRT MOVE BH, de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é de 262 unidades.
De acordo com a fabricante, deste total, 163 veículos são de carroceria Caio Millennium BRT que foi adaptada para chassis com motor dianteiro.
Os ônibus são para as linhas alimentadoras do sistema.
“Como o motor dianteiro é padrão em Belo Horizonte, devido ao relevo, a encarroçadora Caio Induscar desenvolveu o Millennium BRT alimentador para o motor dianteiro, especialmente para atender às necessidades da cidade, equiparando as tecnologias oferecidas pelas carrocerias com o sistema utilizado. Foram feitas as adaptações necessárias no projeto, sem alterar as características do produto como agilidade, design moderno, conforto e segurança.” – disse a Caio em nota à imprensa especializada em transportes.
Originalmente, o modelo Caio Millennium BRT foi projetado para plataformas com motor traseiro.
Os outros 99 ônibus são Caio Millennium BRT articulados. Os veículos possuem piso alto para atender às estações nas linhas principais dos corredores cujos embarques e desembarques são feitos no mesmo nível do assoalho dos ônibus, aumentando a acessibilidade não só para quem porta necessidades especiais, mas para todos os passageiros.
ônibus
Até agora, as empresas operadoras do sistema BRT MOVE BH encomendaram 99 unidades do Millennium BRT articuladas. Veículo possui configuração de embarque que atende ao modelo do sistema de corredores. Piso das estações é no mesmo nível do assoalho dos ônibus. Divulgação Caio
A Caio destaca na nota, os principais diferenciais dos modelos:
“Todas as unidades possuem ar condicionado, sistema multiplex (comando de todo o sistema elétrico da carroceria), poltronas dos passageiros estofadas e rampas para acessibilidade em locais de embarque misto. Algumas carrocerias contam também com elevador e chassi com suspensão pneumática. As portas são outro diferencial dos veículos, umas adequadas às linhas diretas, que são compostas apenas por corredores, e outras para linhas operadoras, que mesclam plataformas e guias normais:os ônibus possuem duas ou quatro portas envolventes no nível do piso no lado esquerdo e portas pantográficas ou foles no lado direito.”
Algumas unidades já estão circulando.
A prefeitura de Belo Horizonte promete a conclusão do sistema BRT MOVE BH para até o final deste mês, que no total deve contar com 22 linhas e atender a 700 mil passageiros por dia em 42 estações distribuídas ao longo de 23,1 quilômetros de corredores.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes