Eletra entre as “50 Empresas do Bem” em todo o País

E-Bus ônibus elétrico eletric bus
Ônibus E-Bus, elétrico que só conta com baterias para funcionar, foi destaque para a empresa de São Bernardo do Campo, Eletra, receber a premiação “50 Empresas do Bem” – Foto Divulgação Eletra.
Eletra foi considerada “Empresa do Bem” em premiação
Título é dado pela Revista Isto É Dinheiro e destacou a companhia de São Bernardo do Campo pelas inovações tecnológicas para transportes menos poluentes
ADAMO BAZANI – CBN
A produção de veículos de transportes coletivos menos poluentes, como ônibus elétricos-híbridos, trólebus e os testes com o ônibus 100% elétrico a baterias E-Bus, fez com que a companhia de São Bernardo do Campo, da família Setti & Braga, recebesse o título de empresa do Bem, concedido pela Revista Isto É Dinheiro.
A publicação elege 50 empresas de todo o País e de diversos ramos de atuação que pela sua postura trazem benefícios ambientais, econômicos e sociais e que podem ser usadas como exemplo para outros empreendimentos.
A premiação conta com especialistas de diversas áreas que fazem a escolha das companhias para ocuparem o ranking “50 Empresas do Bem”.
O destaque para a Eletra foi o E-Bus. Trata-se do primeiro ônibus articulado com baterias, que não necessita de rede aérea como os trólebus tradicionais, para se movimentar. Com carroceria Caio Millennium, chassi Mercedes-Benz O 500 UA e motor elétrico WEG, o ônibus tem capacidade para 150 passageitros,
A autonomia é de 200 quilômetros. O veículo, que usa a estrutura de um trólebus que já era usado no Corredor Metropolitano ABD, recebe recargas rápidas no terminal Diadema, na Grande São Paulo, e maiores na garagem ou durante os horários de menor demanda, no terminal mesmo.
Desde o final do ano passado, o E-Bus opera em testes na ligação entre Diadema, no ABC Paulista, e a Estação Berrini, da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, numa extensão do Corredor Metropolitano ABD, servido pela concessionária Metra, também da família Setti & Braga.
Além da Metra e da Eletra, participam do projeto as japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation.
Em nota à imprensa especializada, a gerente comercial da Eletra, Iêda Maria Oliveira, diz que a parceria com as divisões da Mitsubishi fortalece a tecnologia desenvolvida no Brasil
“A parceria com a gigante japonesa Mitsubishi foi essencial para dar um passo importante para a oferta de um veículo inovador e que coloca a tecnologia brasileira em papel de destaque mundial”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Scania será a fornecedora exclusiva de nova linha de BRT no México

O sistema de BRT do México, Mexibús, escolheu a Scania para fornecer todos os ônibus que percorrerão o novo trajeto da Linha 2, com inauguração prevista para setembro deste ano. Serão, ao todo, 62 ônibus – 52 articulados de 18,15 metros K360 IA6x2/2 Euro 5, e 10 de 15 metros K310 IB 6×2*4 Euro 5 -, todos com carroceria aerodinâmica Neobus Mega BRT, que percorrerão o corredor de 21,3 quilômetros, com 42 estações intermediárias e duas estações de transferência modal.
“Nossos clientes fizeram uma excelente escolha, pois nossos ônibus oferecerão a população dos municípios do México um transporte mais seguro, confortável e menos poluente”, diz João Crema Netto, diretor de Vendas Marketing da Scania Commercial Operations Mexico. Segundo ele, esta será a primeira linha de mobilidade urbana do País em que todos os ônibus serão Scania.
A estimativa é de que a demanda total diária da Linha 2 da Mexíbus seja de 211 mil passageiros e que os municípios de Ecatepec, Coacalco e Tultitlán sejam beneficiados. Atualmente, os corredores estão terminados e as estações estão na fase final da construção.
Com o início da operação dessas unidades, a Scania estará presente em mais um corredor BRT na República Mexicana. A empresa sueca conta com veículos circulando no sistema Optibús em León (Guanajuato) e no Metrobús, da Cidade de México.

Modelo de negócio  
Líder absoluta no mercado mexicano de ônibus rodoviários, com mais de 51% de market share, a Scania coloca agora definitivamente os pés no segmento urbano com um modelo de negócio semelhante ao oferecido ao mercado de  longa distância. “A nossa forma de atuar nas instalações do cliente, para que a manutenção seja feita com rapidez e qualidade, será replicada no segmento urbano”, explica Arnaud Dordilly, diretor geral da Scania no México.
“Ao oferecer produtos (caminhões, ônibus e motores) e serviços adaptados às necessidades dos clientes, a Scania consegue entregar soluções integradas e eficientes que resultam em uma melhor lucratividade para o cliente”, completa Camilla Dewoon, vice-presidente de Marketing e Vendas da Scania Latin America.
Para garantir a maior disponibilidade dos veículos adquiridos pela Mexibús, a oferta da Scania inclui um contrato de manutenção para todas as unidades durante todo seu ciclo de vida. Os 62 ônibus receberão serviços nos terminais da Mexibús, com atendimento de técnicos da Scania especializados. “Com esta modalidade, temos a responsabilidade de manter sempre em perfeito estado os veículos e nos comprometemos em garantir uma maior disponibilidade”, afirma Dordilly.
Ainda no segmento urbano, a Scania foi escolhida para cuidar da manutenção de toda a frota multimarca do Optibus, o sistema de transporte urbano da cidade de León. Foram fechados programas de manutenção de toda a frota multimarca do sistema, que tem um total de 360 ônibus.

FONTE: Scania Brasil 

Biodiesel de cana para o BRT do Rio


Foto: Diego Félix
Uma novidade promete melhorar a qualidade do ar no Rio. O diesel produzido a partir da cana de açúcar será o combustível usado por parte da frota de ônibus que circulará no BRT Transcarioca. O biodiesel da cana promete reduzir em até 90% a emissão de gases causadores do efeito estufa, e é ainda menos poluente que o produzido a partir da soja, hoje muito utilizado no Brasil. 

Inicialmente, seis veículos vão passar por testes em condições reais de operação. Eles rodarão pelo corredor que ligará o Aeroporto Internacional Tom Jobim à Barra da Tijuca. 

Além da questão ambiental, o biocombustível da cana permite o abastecimento de veículos que utilizam o diesel convencional, sem necessidade de alteração no motor. O preço é visto como um empecilho, já que o litro não sai por menos de R$ 9,00. O produtor tem prometido que até 2016 o preço estará equiparado ao do diesel comum. 

O biocombustível da cana é produzido na Usina Paraíso, no município de Brotas, em São Paulo, pela empresa americana Amyris. O investimento para os seis meses de experiência no Transcarioca é de R$ 2 milhões, resultado de uma parceria entre prefeitura, Fetranspor, Amyris e as distribuidoras Shell e Ipiranga. 

A Transcarioca será inaugurada no dia 1 de junho, e contará com a presença da presidente Dilma Rousseff. O BRT começará a funcionar no dia 2 de junho da Barra até o Tanque. A linha expressa do Aeroporto à Barra, começa a operar no dia 4.

Fonte: BiodieselBR 

Novo balanço das linhas alimentadoras do BRT Transcarioca

Linhas que vão mudar de Itinerário:
691-Meier:Taquara
991A-Taquara:Alvorada ( Via Cdd) 991 substitui a 691 entre a Taquara ate a Alvorada )
803-Senador Camara:Taquara
806A-Boiuna:Taquara ( Via Estrada Do Rio Grande )
889A-Sulacap:Taquara
332-Alvorada:Castelo
832A-Colonia:Hospital Sarah
808A-Colonia:Recreio
888A-Alvorada:Joatinga
815A-Boiuna:Taquara ( substitui a 761 )
831A-Colonia:Taquara ( substitui a 762 )
963A-Santa Maria:Taquara
8xxA-Curicica:Rio Centro ( via Arroio Pavuna )( 8xxA Substitui o 736 )
810A-Pontal:Curicica ( substitui a 747 )
809A-Curicica:Recreio ( Via Varge Grande ) ( 809 substitui a 749 )
897A-Curicica:Recreio ( Via av.Salvador Allende ( 897A substitui a 758 )
8xxA-Curicica:Recreio ( Via BemVindo de Novais ( 8xxA substitui a 758 )
800A-Taquara:Curicica.( substitui a 760 )
690A-Meier:Madureira ( Via Dom Helder Camara )
890A-Tanque:Alvorada ( Via Cidade de Deus ( 890 substitui 690 do trajeto do tanque ate Alvorada)
877A-Rio das Pedras:Tanque ( substitui a 734 )
964A-Pau da Fome:Tanque ( substitui a 764 )
766A-Madureira:Madureira Shopping ( via Cascadura ).
966A-Tanque:Cardoso Fontes ( substitui a 766 do trajeto Tanque-Cardoso Fontes )
882A-Tanque:Alvorada ( substitui a 465 )
565A-Alvorada:Gavea ( substitui a 465 )
932A-Gardenia Azul:Tanque ( substitui a 732 )
878A-Tanque:Alvorada ( substitui 748 )
346-Madureira;Praça Xv
353-Madureira:Rodoviaria
953A-Cidade de Deus:Taquara ( via retiro dos artistas ( substitui a 353 )
610A-Taquara:Del Castilho
636A-Madureira:Saens Pena
938A-Gardenia Azul:Taquara ( susbtitui a 636 entre gardenia e Taquara )
910A-Bananal:Fundão
912A-Vaz Lobo:Capeões
915A-Bonsucesso:Campões
702A-Madureira:Praça Seca ( substitui a 952)
355-Vicente de carvalho:Tiradentes
676A-Madureira:Meier ( via Cascadura )
721A-Vila Cruzeiro:Largo da Penha
918A-Bangu:Madureira
618A-Vaz Lobo:Bonsucesso ( Subs. a 918 de vaz lobo ate Bonsucesso ).
928A-Marechal Hermes:Madureira
631A-Vicente de carvalho:Bonsucesso ( subd. a 928 entre vicente de carvalho e bonsucesso )
816A-Capela:Taquara.
865A-Pau da Fome:Taquara
875A-Chácara:Praça Seca
Linhas Eliminadas, Extintas
831-Colonia:Joatinga
897A-Alvorada:Ayrton Senna
700-Madureira:Donwtonw
701-Madureira:Alvorada
753-Recreio:Cascadura
757-Rio Centro:Cascadura
815-Taquara ( Boiuna ):Hospital Cardoso Fontes
810-Piabas:Hospital Cardoso Fontes
765-Barra:Cascadura
780-Madureira:Benfica
958-Praça Seca:Cidade Universsitária ( Nunca existiu mesmo )
800-Curicica:Freguesia
Linhas Novas, Novas Linhas;
921A-Fundão:Area de Apoio
897A-Via Parque:Alvorada
Informações Via: Prefeitura

Greve de ônibus em Salvador, São Luís e Rio de Janeiro

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus
Ônibus não saíram das garagens em Salvador. Foto: Edson Ruiz/Coofiav/Agência O Globo
Greve de ônibus em Salvador: Justiça bloqueia conta de sindicato
Em São Luís, justiça determina retorno ao trabalho
ADAMO BAZANI – CBN
Por determinação da desembargadora Débora Machado, as contas do sindicato dos rodoviários de Salvador foram bloqueadas.
Mais de 1 milhão e 100 mil passageiros foram prejudicados com a greve dos motoristas e cobradores de ônibus por dia.
O bloqueio das contas é para assegurar o pagamento de R$ 100 mil de multa diária estipulada pelo TRT – Tribunal Regional do Trabalho em caso de descumprimento de frota mínima.
O TRT decidiu que nos horários de pico, 70% dos ônibus escalados devem estar nas ruas e 50% nos outros horários. Nesta terça-feira, nenhum ônibus circulou, segundo a secretaria de transportes de Salvador.
A Polícia Militar se comprometeu a escoltar os ônibus que saírem das garagens para evitar depredações e outros atos violentos.
O julgamento da greve será na quinta-feira, dia 28 de maio, às 10 horas.
Como ocorreu na greve de ônibus em São Paulo e na greve de ônibus do Rio de Janeiro, em Salvador o ato foi atribuído a uma ala dissidente do sindicato dos rodoviários.
A entidade entrou em acordo com as empresas e em assembleia aprovou reajuste salarial de 9%. Os benefícios também foram reajustados em 9%. Parte da categoria quer 12% de aumento e vale alimentação de R$ 17 por dia.
O Sindicato dos Rodoviários então recuou e passou a apoiar os grevistas.
GREVE DE ÔNIBUS EM SÃO LUÍS:
Em São Luis, no Maranhão, a desembargadora Ilka Esdra, do TRT, determinou retorno imediato ao trabalho nesta quarta-feira.
Mas a greve deve continuar. Terminou há pouco sem acordo a reunião entre o Sindicato Trabalhadores Rodoviários do Maranhão Sttrema e o Sindicato das Empresas de Transporte (SET)
Os passageiros enfrentam uma greve de motoristas e cobradores de ônibus desde a última quinta-feira, dia 22 de maio.
Mas nesta terça, dia 27, a situação foi pior. De acordo com a prefeitura, nenhum ônibus saiu das garagens.
O Sttrema – Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Maranhão pede 16% de aumento salarial, reajuste no vale-alimentação mensal para R$ 500 e inclusão de um dependente no plano de saúde e implantação do plano odontológico.
Nesta terça-feira, a categoria manteve as reivindicações sobre os benefícios, mas reduziu para 11% o pedido de aumento salarial.
As empresas de ônibus ainda recusaram e falaram que sem aumento de tarifas ou subsídios será impossível atender aos trabalhadores.
Pelo não cumprimento de frota mínima de 70% nos dias de greve, o TRT aplicou até esta terça-feira R$ 384 mil em multas ao sindicato trabalhista.
A greve de ônibus em São Luís afeta mais de 700 mil pessoas por dia.
GREVE DE ÔNIBUS RIO DE JANEIRO:
Uma greve de ônibus deve afetar mais de dois milhões de passageiros nesta quarta-feira, dia 28 de maio de 2014.
Em assembelia no final da tarde desta terça-feira, motoristas e cobradores de ônibus decidiram cruzar novamente os braços. A paralisação deve durar 24 horas.
A categoria se comprometeu a acatar determinação judicial de colocar 30% da frota de ônibus em operação.
Não houve avanço nas negociações com as empresas de ônibus que dizem que o reajuste já oferecido foi aprovado pelo sindicato dos trabalhadores.
A exemplo do que ocorreu em São Paulo, no Rio de Janeiro, o movimento grevista é atribuído a uma ala dissidente do sindicato oficial da categoria- Sintraturb RJ – Sindicato Municipal dos Trabalhadores Empregados em Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Rio de Janeiro.
Os dissidentes são contra o acordo firmando com o Rio Ônibus – – Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro.
Pelo acordo, realizado em abril, os salários dos motoristas e cobradores de ônibus foi reajustado em 10%. O salário-base de um motorista de ônibus no Rio de Janeiro foi para R$ 1950,00.
O vale-refeição subiu de R$ 120 para R$ 150, com R$ 10 de desconto, passando a ser de R$ 140.
Os responsáveis pela greve querem salários e benefícios semelhantes aos dos rodoviários do ABC Paulista. Eles reivindicam aumento de 40% nos salários, que iriam para R$ 2500. Os ganhos de um motorista no ABC é de R$ 2.555,29.
Os rodoviários do Rio de Janeiro também querem vale-refeição semelhante ao do ABC Paulista. Eles pedem R$ 400 de ticket. Na região do ABC, o vale foi para R$ 432.
Já é a terceira paralisação de motoristas e cobradores de ônibus no Rio de Janeiro atribuída a ala dissidente neste mês.
Na greve do dia 8 de maio (quinta-feira) e na paralisação dos dias 13 de maio e 14 de maio (terça-feira e quarta-feira) foram ao todo depredados 708 ônibus, de acordo com o Rio Ônibus – – Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Greve de ônibus em São Paulo foi abusiva, conclui TRT

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus
Paralisação de motoristas e cobradores de ônibus foi considerada abusiva e empresas e sindicato terão de pagar multa. Foto- Folha Press.
Greve de motoristas de ônibus de São Paulo foi abusiva, conclui Justiça
Não haverá desconto nos salários pelos dias parados, mas os motoristas e cobradores terão de trabalhar para compensar
ADAMO BAZANI – CBN
O TRT – Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo declarou como abusiva a paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus na semana passada, na Capital Paulista.
Foi aplicada uma multa de R$ 200: R$ 100 mil ao SPUrbanuss (sindicato das empresas de ônibus) e R$ 100 mil ao Sindimotoristas (sindicato dos rodoviários). As multas serão referentes aos dias 20 e 21 de maio.
A greve foi atribuída a uma ala dissidente do Sindimotoristas, mas este fato não foi considerado pela justiça trabalhista.
A decisão foi dois cinco votos a dois.
A desembargadora e relatora do caso Ivani Contini Bramante disse que por ser difícil determinar quem participou ou não da paralisação, não serão aplicados descontos nos salários, mas os motoristas terão de repor os dias trabalhando.
A multa deve ser destinada à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Cabe recurso tanto do Sindimotoristas como do SPUrbanuss que não aceitaram a decisão.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Viação Nossa Senhora da Penha

Hoje vamos apresentar esta postagem com ela: Nossa Senhora da Penha. Empresa da vez no blog com grandes novidades, com Marcopolo Audace encarroçado sobre o chassi Mercedes Benz OF-1721 Blue Tec 5 e assumir as linhas da Trans 1000, linhas 133 (Nova Iguaçu - Central) e 479 (Nova Iguaçu - Parada de Lucas).






Volvo entrega 124 “articulados maiores” para BRT Transcarioca

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus articulado
Volvo anuncia o fornecimento de 124 ônibus articulados para o novo sistema de BRT do Rio de Janeiro, Transcarioca. Maior que os articulados mais antigos, modelo tem maior capacidade de transportes. Foto: Divulgação Volvo.
Volvo entrega 124 articulados para o BRT Transcarioca
Veículos possuem 21 metros de comprimento e capacidade 20% maior que os articulados tradicionais
ADAMO BAZANI – CBN
A Volvo anunciou nesta quinta-feira, dia 22 de maio de 2014, que entregou 124 ônibus articulados para o novo sistema de BRT – Bus Rapid Transt – corredores de ônibus, Transcarioca, no Rio de Janeiro.
Com previsão para ter a primeira fase inaugurada em 1º de junho de 2014, o BRT Transcarioca, quando concluído, deve ter ao todo 39 quilômetros de extensão, ligando o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão- Antônio Carlos Jobim à Barra da Tijuca.
Com estações que possibilitam embarque no mesmo nível do assoalho do ônibus, abrigos com mais espaço para os passageiros e painéis com informações sobre os horários e o itinerário das linhas e prioridade para o ônibus no espaço urbano, o BRT Transcarioca vai ser o primeiro a cruzar de forma transversal a cidade do Rio de Janeiro e deve ser responsável pelo transporte de 450 mil pessoas por dia.
Os veículos fornecidos pela Volvo têm 21 metros de comprimento, maiores que os articulados mais antigos, de 18,6 metros.
Com isso, é maior a capacidade de transportes destes novos veículos em relação aos ônibus articulados com a configuração tradicional. Cada um dos 124 articulados poderá transportar um número de passageiros cerca de 20 por cento mais elevado, chegando a 180 pessoas.
Segundo a Volvo, todos os veículos são dotados de um sistema chamado EBS, de controle eletrônico dos freios. Os ônibus possuem caixa de transmissão automática, freio a disco e “controle de aceleração inteligente” que, de acordo com a fabricante, oferece mais conforto para motoristas e passageiros, além de contribuir para redução dos gastos com combustível.
O sistema de controle de aceleração permite “garantir que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, de acordo com o peso do veículo” – segundo nota divulgada pela Volvo à imprensa especializada.
Os ônibus também podem ser equipados com sistema de gestão de frota pelo qual “é possível acompanhar o consumo de combustível, o giro, marcha lenta, emissão de poluentes, horas e quilômetros rodados, código de falhas, desgaste das peças e velocidade média da frota por veículo e por motorista”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Greve de ônibus em São Paulo: Grevistas prometem voltar ao trabalho nesta quinta-feira

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus
Ônibus parados em São Paulo. Ala dissidente quer que prefeitura entre nas negociações salariais para evitar continuação da greve. Robson Fernandjes – Agestado
Greve de ônibus em São Paulo: motoristas de ônibus devem voltar ao trabalho
Dissidentes do Sindimototristas querem reunião com prefeito Haddad
ADAMO BAZANI – CBN
Ministério do Trabalho, Sindimotoristas e parte da ala dissidente do sindicato vão tentar convencer os motoristas e cobradores a voltarem ao serviço nesta quinta-feira, dia 22 de maio.
Os responsáveis pela ala dissidente disseram que a categoria vai voltar ao trabalho caso o prefeito Fernando Haddad reabra as negociações entre empresas e motoristas e trabalhadores.
Apesar disso, não houve avanço na reunião entre representantes do movimento grevista, dissidente do Sindimotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, membros da DRT/SP – Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo e o superintendente do Ministério do Trabalho, Luiz Antonio Medeiros.
Os dissidentes são contra o acordo fechado entre o Sindimotoristas e o SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo. Em assembleia, no dia 19 de maio de 2014, segundo o Sindimotoristas, funcionários aprovaram o aumento de 10% nos salários dos motoristas e cobradores, aposentadoria especial com 25 anos de trabalho. O vale-alimentação passa para R$ 445,50 e participação nos lucros e produtividade será de R$ 850.
A ala dissidente quer aumento de 22% a 30% nos salários, participação de R$ 1 mil 600 nos lucros e resultados das empresas e vale-refeição maior.
O Sindimotoristas, no entanto, disse que vai tentar convencer os motoristas e cobradores a voltarem ao serviço nesta quinta-feira.
Já a ala dissidente diz que os rodoviários devem retornar ao trabalho se o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, receber representantes deste grupo para intervir nas negociações trabalhistas, numa reunião às 10 horas.
O SPUrbanuss, sindicato das empresas de ônibus, diz que não negocia com os dissidentes por não terem representatividade legítima.
O sindicato patronal conseguiu na Justiça que cada linha de ônibus circule nesta quinta-feira com no mínimo 75% da frota escalada.
A Prefeitura de São Paulo notificou as empresas para o cumprimento dos contratos de prestação de serviços obrigando a colocação dos veículos nas ruas sob pena de multa às viações.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Greve de ônibus no Rio: Paralisação ou catraca livre devem ter decisão na terça-feira

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus
Ônibus no Rio de Janeiro. Motoristas e cobradores insatisfeitos com acordo entre Sintraturb/RJ e Rio Ônibus decidem na próxima terça-feira se param ou fazem catraca livre.
Greve de ônibus no Rio de Janeiro: decisão adiada para terça-feira
Motoristas e cobradores querem fazer catraca-livre como opção de protesto
ADAMO BAZANI – CBN
Motoristas e cobradores de ônibus do Rio de Janeiro decidiram nesta quinta-feira, dia 15 de maio de 2014, em assembleia, adiar a definição sobre nova greve da categoria.
Um novo encontro entre os trabalhadores deve ser realizado na próxima terça-feira, dia 20 de maio.
Uma das possibilidades a ser discutidas pela categoria é, em vez de parar, realizar um dia de “catraca-livre” para os passageiros, quando não seriam cobradas as tarifas.
Até lá, está descartada uma nova paralisação dos ônibus no Rio de Janeiro.
Na semana passada, os motoristas e cobradores pararam por um dia e entre esta terça-feira e quarta-feira, a paralisação foi de 48 horas.
O movimento foi atribuído a uma ala dissidente do Sintraturb/RJ – Sindicato Municipal dos Trabalhadores Empregados em Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Rio de Janeiro.
Mesmo assim, na terça-feira , a desembargadora Maria das Graças Paranhos, do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, determinou multa de R$ 50 mil ao Sintraturb se caso uma frota de 70% não saísse para as ruas na quarta.
Segundo a Prefeitura, na quarta-feira, a maior frota em operação foi de 44% das escalas programadas.
Por não se responsabilizar pelo movimento, o Sintraturb/RJ recorreu da decisão sobre a multa.
A ala dissidente reclama do acordo entre o Sintraturb e o Rio Ônibus – Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro realizado em abril, pelo qual foi reajustado em 10% o salário dos motoristas e cobradores e o vale-refeição subiu de R$ 120 para R$ 150, com R$ 10 de desconto, passando a ser de R$ 140. O salário-base de um motorista no Rio de Janeiro foi para R$ 1950,00.
Os responsáveis pela greve querem aumento de 40% nos salários, subindo para R$ 2500,00, e vale de R$ 400.
Para se ter uma ideia, mesmo com o atendimento da reivindicação, os ganhos seriam menores que um motorista do ABC Paulista, que para trabalhar num ônibus convencional ou articulado passará a ganhar, depois de acordo nesta quarta-feira, R$ 2555,29 e vale de R$ 432. Veja tabela completa de salários em:http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2014/05/14/descartada-greve-de-onibus-no-abc-paulista/
As empresas de ônibus e o Sintraturb disseram que o acordo foi legal, versão corroborada pela desembargadora e pela procuradora do Ministério Público Deborah da Silva Félix.
A procuradora, no entanto, diz que estão sendo averiguadas as denúncias de que o acordo entre Rio Ônibus e Sintraturb/RJ foi firmado sem ampla discussão com os trabalhadores, como disseram os responsáveis pela greve.
Segundo o Rio Ônibus, durante os dois dias de greve nesta semana, foram depredados 177 ônibus municipais.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Empresas de ônibus do Rio de Janeiro dizem que podem demitir em caso de “catraca livre”

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus
Ônibus no Rio de Janeiro. Empresas de ônibus ameaçam demitir caso trabalhadores insatisfeitos com acordo entre viações e sindicato realizem “catraca-livre”. Nova greve pode prejudicar quem depende de ônibus na cidade do Rio.
Empresas de ônibus do Rio de Janeiro ameaçam demitir em caso de “catraca livre”
De acordo com o Rio Ônibus, lei prevê demissões no caso de não cobrança de passagem por ser “falta gravíssima”
ADAMO BAZANI – CBN
O Rio Ônibus – Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro informou à imprensa em nota que os motoristas e cobradores que realizarem “catraca-livre” como forma de forma de protesto podem ser demitidos.
Na nota, as empresas de ônibus afirmam que a demissão é prevista em lei pelo fato poder ser considerado “falta gravíssima”.
“… o expediente, se utilizado, constituiria falta gravíssima, passível de ser punida com demissões por justa causa, de acordo com o que estabelece o artigo 482 da CLT, sem prejuízo do ressarcimento dos valores das passagens não pagas por usuários”.
Ainda na nota, o Rio Ônibus classifica a possibilidade como uma espécie de sabotagem.
“A estratégia nada mais é do que a continuação do mesmo e ilegal movimento de greve, com a utilização de técnicas de sabotagem, de modo a atingir diretamente a atividade econômica”.
A liberação do pagamento de passagem foi uma das possibilidades levantadas em assembleia pelos trabalhadores que realizaram um dia de greve na semana retrasada e dois dias na semana passada.
Uma nova assembleia vai ocorrer nesta terça-feira, dia 20 de maio de 2014. O movimento vai decidir por um acordo, pelo retorno da greve ou pela “catraca-livre” como forma de protesto.
Em relação à catraca-livre, os advogados do movimento analisam se há entraves legais ou se a iniciativa pode realmente justificar demissões por parte das empresas de ônibus.
O movimento é formado por dissidentes do Sintraturb/RJ – Sindicato Municipal dos Trabalhadores Empregados em Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Rio de Janeiro.
A ala dissidente reclama do acordo entre o Sintraturb e o Rio Ônibus – Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro realizado em abril, pelo qual foi reajustado em 10% o salário dos motoristas e cobradores e o vale-refeição subiu de R$ 120 para R$ 150, com R$ 10 de desconto, passando a ser de R$ 140. O salário-base de um motorista no Rio de Janeiro foi para R$ 1950,00.
Os responsáveis pela greve querem aumento de 40% nos salários, subindo para R$ 2500,00, e vale de R$ 400.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Volkswagen finaliza compra da Scania


VW, Scania e Man agora fazem partes do mesmo grupo. Na esquerda o Comil Campione 3.25 VW 17-230, da Viação Campestre carro 22500 ( da cidade de Cosmópolis/ Piracicaba SP ) e na direito o Campione 3.45 Scania da Top Rio carro 1490 ( da cidade do Rio de Janeiro RJ ), ambos novos em abril/ 2013, clicados na Comil Erechim RS
A oferta de 6,7 bilhões de euros (9,2 bilhões de dólares) da Volkswagen pela unidade de caminhões sueca Scania foi aceita pelos acionistas minoritários, em um importante passo para os planos da montadora alemã de criar uma aliança de caminhões para competir no mercado global.

A integração total da Scania com o grupo alemão é vital para os esforços da Volkswagen de alinhar a empresa sueca com a MAN, equiparando o grupo resultante às líderes globais Daimler e Volvo.

A Volkswagen disse nesta terça-feira que vai controlar 90,5% do capital da Scania após os detentores de 27,5% da empresa sueca aceitarem a oferta de 200 coroas (30,48 dólares) por ação, ficando assim acima do mínimo de 90% de aprovação.

O maior grupo automotivo da Europa luta para replicar em caminhões o sucesso de sua estratégia multimarcas em carros de passageiros, segmento no qual faz desde carros de luxo Audi e esportivos Porsche até os mais baratos Skodas.

A aliança liderada pela Volkswagen, e que será chefiada pelo ex-Daimler Andreas Renschler, pretende ampliar a cooperação em áreas como chassis e eletrônicos.

Para financiar a oferta, a Volkswagen pretende vender até 2 bilhões de euros em ações preferenciais, emitir até 3 bilhões de euros em capital híbrido e usar outros 2 bilhões de suas reservas de caixa de 17,7 bilhões de euros.

Fonte: Agência Reuters, Ônibus Magazine

Marcopolo vende Viale BRT para Guatemala e as vantagens dos ônibus no espaço urbano

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus articulado
Marcopolo Viale BRT. Empresa brasileira exporta mais ônibus para o sistema Transmetro, da Guatemala. Foto – Diego Vieira- Marcopolo
Marcopolo vende 10 Viale BRT para Guatemala
Veículos vão operar no Sistema Transmeto, que atende 3 milhões de pessoas por dia
ADAMO BAZANI – CBN
O sistema de corredores de ônibus da Guatemala, Transmetro, que atende diariamente mais de três milhões de pessoas vai contar com mais dez unidades do modelo Marcopolo Viale BRT articulado.
A encarroçadora brasileira já havia exportado outros 28 ônibus para o sistema.
O Viale BRT tem 18,97 metros de comprimento e é encarroçado sobre chassi Scania K310IA 6×2.
Os veículos serão entregues ainda no mês de maio para a Municipalidad da Guatemala, uma das operadoras de transporte local.
Em nota, a Marcopolo destaca as principais características do ônibus:
“Os conjuntos ópticos dianteiro e traseiro em LEDs garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca, dispositivo de acendimento automático de luz diurna (Daytime Running Light), itinerário eletrônico e monitores internos para publicidade são outros itens das unidades fornecidas. O Viale BRT possui área para cadeirante e inova nos conceitos de ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável”.
O Transmetro foi a solução de mobilidade escolhida na Guatemala e, segundo autoridades locais e passageiros, tem registrado bons resultados. O sistema foi implantado em 2010. Os corredores de ônibus democratizam o espaço urbano ao dar prioridade aos coletivos que atendem mais pessoas ocupando mesmo áreas nas vias proporcionalmente. Este ônibus articulado de 18,97 metros tem capacidade para transportar 150 pessoas. Levando em consideração que na maioria das cidades do mundo, os carros andam com duas pessoas, seriam necessários 75 carros para transportar a mesma quantidade de passageiros do ônibus. Mas em vez dos 18,97 metros, os carros ocupariam 309 metros – cada carroocupando em média 4,12 metros.
Ocorre que os ganhos com o ônibus ainda são maiores, já que os carros levam os dois passageiros do início ao final da viagem na maior parte das vezes. Já os ônibus ao longo do trajeto realizam embarques e desembarques e, dependendo da linha, um articulado desse porte do ponto inicial ao ponto final pode transportar mais que as 150 pessoas, pela rotatividade de passageiros no percurso.
Várias pessoas, segundo o governo local, optaram por deixar o carro em casa pelos deslocamentos mais rápidos através do transporte público devido à prioridade aos ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Só na Capital Paulista, trólebus evitou que fossem lançadas no ar 13 mil toneladas de CO2

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

trolebus
Trólebus na Capital Paulista reduziram em 13 mil de toneladas a emissão de CO2 em 2013. No Corredor ABD, a redução foi de 9 mil toneladas de gás carbônico. Foto: Adamo Bazani
Trólebus na Capital reduz a emissão de gás carbônico em 13 mil toneladas
Foram deixados de ser consumidos 5,3 milhões de litros de diesel em 2013
ADAMO BAZANI – CBN
A operação dos cerca de 200 trólebus que ligam a região Central à zona Leste da cidade reduziu a emissão de gás carbônico na Capital Paulista.
Em 2013, por causa dos trólebus deixaram de ser lançadas no ar 13 mil 814 toneladas de CO₂. Além disso, os ônibus elétricos pouparam 5,3 milhões de litros de diesel.
No ano passado, os trólebus operados pela Ambiental Transportes percorreram 9 milhões 975 mil 971 quilômetros.
Em nota à imprensa, o engenheiro e coordenador do Grupo de Trabalho de Trólebus da União Internacional de Transporte Público Divisão América Latina (UITP-DAL), Roberto Bartolomeu Berkes, diz que hoje os ônibus elétricos possuem soluções tecnológicas que reduzem as ocorrências de problemas nos sistemas.
“Os novos trólebus já dispõem de sistema autônomo (a baterias), que permitem ao veículo continuar a operação sem interrupção do serviço mesmo que haja um problema de rede ou de fornecimento de energia elétrica”, ressalta Berkes.
Ainda na nota, ele diz que uma das maiores queixas de passageiros, o escape das alavancas, tende a ser reduzida:
“O motorista pode acionar uma chave no painel, que permite a mudança de rede de forma mais confortável e reduzindo o escape das alavancas. Alavancas pneumáticas reduzem os acidentes de danos na rede quando ocorre o escape das alavancas”, afirma. Berkes explica ainda que a alavanca se solta pela irregularidade do piso no centro de São Paulo. “Isso não ocorre no Corredor ABD, operado pela Metra, onde o pavimento é de concreto e o corredor exclusivo”, diz.
A operação de trólebus no Corredor Metropolitano ABD em 2013 possibilitou que deixassem de ser queimados 4,31 milhões de litros de óleo diesel, evitando a emissão de 9 mil toneladas de gás carbônico.
No total, a concessionária Metra, operadora do Corredor possui 267 ônibus, sendo 85 trólebus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Greve de Ônibus no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus
Ônibus no Rio de Janeiro devem permanecer nas garagens nesta quarta-feira. Foto: Jornal do Brasil.
Greve de ônibus no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense
Reivindicação dos motoristas e cobradores da baixada é a mesma dos grevistas da capital
CBN RIO DE JANEIRO
ADAMO BAZANI –CBN SÃO PAULO
Além da greve de ônibus na cidade do Rio de Janeiro, os funcionários dos transportes da Baixada Fluminense também decretaram paralisação.
Funcionários de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, Japeri e Queimados declararam fazer uma paralisação a partir de meia noite desta quarta-feira.
Cerca de 3,8 mil ônibus circulam diariamente nas cidades e a paralisação terá pelo menos 24 horas de duração. No entanto, poderá ser estendida até quinta-feira. A prefeitura de Nova Iguaçu informou que vai reforçar o efetivo de agentes da Secretaria de Transportes para coibir transportes irregulares de táxis, kombis e vans.
OUÇA MATÉRIA DA CBN RIO:
NO RIO DE JANEIRO:
A greve de ônibus do Rio de Janeiro continua nesta quarta-feira, dia 14 de maio de 2014.
O movimento foi considerado ilegal pela desembargadora Maria das Graças Paranhos, do Tribunal Regional do Trabalho.
Ela determinou que nesta quarta-feira, pelo menos 70% da frota de ônibus estejam circulando na cidade do Rio de Janeiro. Os grevistas não deram garantia de retorno e de cumprimento da determinação.
Mas o Sindicato dos Trabalhadores já disse que será impossível cumprir este percentual. Até mesmo o secretário municipal de Transportes do Rio, Alexandre Sansão, não acredita que 70% dos ônibus estejam nas ruas. Ele prevê que apenas em torno de 30% da frota de ônibus da cidade estejam circulando.
Os serviços dos trens da Supervia, do Metrô Rio e das Barcas da CCR devem continuar reforçados nesta quarta-feira.
Caso a ordem não seja cumprida, o Sintraturb/RJ – Sindicato Municipal dos Trabalhadores Empregados em Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Rio de Janeiro, que representa os motoristas e cobradores, pode receber multa diária de R$ 50 mil.
A greve é abusiva e ilegal, segundo a Justiça, porque não respeitou quantidade mínima de frota, por se tratar de serviços essenciais à população, e não cumpriu o prazo de 72 horas de antecedência após a decisão para ser iniciada com o objetivo de a população, empresas e poder público se preparar, como exige a lei.
A ilegalidade da greve já tinha sido decretada por liminar pela juíza Andréia Florêncio Berto, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ), atendendo pedido do Rio Ônibus – Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro.
Por causa da determinação, quatro pessoas apontadas como organizadoras da paralisação foram proibidas de participar de piquetes, protestos ou qualquer ato que prejudique a circulação dos ônibus. São elas: Hélio Alfredo Deodoro, Maura Lúcia Gonçalves, Luiz Cláudio Gonçalves e Luiz Fernando Mariano.
O Sintraturb/RJ deve recorrer da decisão sobre a multa por alegar que não foi o sindicato dos trabalhadores que incitou a greve e sim uma ala dissidente.
Esta ala está insatisfeita com o acordo firmado em abril entre o Sintraturb/RJ e o Rio Ônibus.
Na ocasião, foi acertado aumento salarial de 10% para os motoristas e cobradores. O salário base de um motorista no Rio de Janeiro passou para R$ 1950, 00 aproximadamente. Também foi acertado do Vale-Alimentação de R$ 120 para R$ 150, com desconto de R$ 10, passando a R$ 140,00.
A ala dissidente quer aumento salarial de 40% e Vale-Alimentação de R$ 400. Os grevistas argumentam que o acordo em abril entre Sintraturb/RJ e Rio Ônibus foi feito sem discussão com os trabalhadores.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN,especializado em transportes

Greve de ônibus no Rio de Janeiro nesta terça-feira

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus
Ônibus no Rio de Janeiro. Motoristas e cobradores decidem fazer nova greve. Desta vez paralisação deve ser de 48 horas.
Greve de ônibus no Rio de Janeiro é anunciada para esta terça-feira
Empresas de ônibus dizem que grupo que iniciou paralisação na semana passada não tem legitimidade para negociar
ADAMO BAZANI – CBN
Motoristas e cobradores de ônibus do Rio de Janeiro decidiram que entram mais uma vez em greve a partir da 00h00 desta terça-feira, dia 13 de maio de 2014.
Terminou sem acordo a audiência de conciliação no TRT – Tribunal Regional do Trabalhoentre o Rio Ônibus, entidade que representa as empresas de transportes coletivos da capital fluminense, e o Sintraurb – Rio, que é o sindicato que reúne os motoristas e cobradores.
Agora, a categoria deve parar por 48 horas. Na quinta-feira da semana passada, a paralisação foi de 24 horas e 467 ônibus foram depredados.
O movimento é realizado por uma ala dissidente do sindicato dos rodoviários insatisfeita com o acordo entre empresas e Sintraurb – Rio que definiu aumento de 10% para os salários da categoria – retroativo a abril. Com isso, o salário base de um motorista de ônibus na cidade do Rio de Janeiro passou para aproximadamente R$ 1950,00. O valor da cesta-básica subiu 40%, indo para R$ 140.
Os grevistas querem aumento salarial de 40%, com base indo para aproximadamente R$ 2.500,00, e que o valor da cesta-básica suba para R$ 400.
Eles também pedem o fim da dupla função pela qual os motoristas dirigem e cobram as passagens ao mesmo tempo.
A ala dissidente disse que o Sintraturb não consultou os trabalhadores antes de aceitar as propostas das empresas de ônibus.
Diante da situação, a CCR que opera as Barcas, a SuperVia, responsável pelos trens, e o Metrô Rio devem oferecer quantidade maior de viagens.
A paralisação na semana passada deixou 2 milhões de pessoas sem transportes e atingiu de 20% a 70% ao longo do dia.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes