Implantação dos espaços está atrasada e meta de 150 quilômetros para 2016 não deve ser cumprida. Devem ser construídos 29 novos terminais.
ADAMO BAZANI
A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta quarta feira, dia 16 de dezembro de 2015, durante reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, os principais pontos do PlanMob da capital.
O plano de mobilidade reúne metas para o transporte na cidade de São Paulo até o ano de 2030.
Um dos principais pontos é a construção até esta data de 600 quilômetros de corredores de ônibus. Alguns espaços seriam do tipo BRT, com maior velocidade para os coletivos e estações que oferecem mais conforto, pagamento antecipado de tarifa e acessibilidade para os passageiros. Já outra parte desses 600 quilômetros passa seria de corredores mais simples.
No entanto para a sua gestão, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, não deve conseguir cumprir a meta de construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus até o final de 2016. Há problemas nos projetos, com o TCM – Tribunal de Contas do Município e TCU – Tribunal de Contas da União, que bloquearam as obras por suspeitas de irregularidades, e restrições financeiras, incluindo a restrição de liberação de recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento por causa da crise econômica e fiscal.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, apenas a extensão do Corredor da Nove de Julho foi terminada e 63,5 quilômetros de corredores estão em obras.
FAIXAS DE ÔNIBUS:
O plano de mobilidade de São Paulo também prevê a implantação até 2030 de 860 quilômetros de faixas para ônibus, usadas também por táxis com passageiros, que são mais baratas que os corredores. Até o momento a 481 quilômetros de faixas para ônibus forma implantados na capital paulista.
O plano leva em conta as ações desde 2013.
NOVOS TERMINAIS E CICLOVIAS:
A prefeitura também apresentou no plano uma meta de 29 novos terminais de ônibus que devem ser construídos até 2030. São Paulo possui hoje 28 terminais municipais.
Em relação às ciclovias a meta do plano de mobilidade é de implantar 1.500 quilômetros, além de 540 quilômetros de ciclovias incorporadas aos corredores de ônibus.
Adamo Bazani jornalista, especializado em transportes