Testes com ônibus elétrico começam na próxima semana em Belo Horizonte

Belo Horizonte pode voltar a ter em suas ruas e avenidas ônibus elétricos depois de 43 anos. O coletivo do gênero começa a ser testado no início da próxima semana. O veículo já era para estar em operação, mas sofreu atrasos por causa da falta de documentação exigida para fazer o seguro. As primeiras viagens serão feitas com a linha 5503 A, que interliga o Bairro Goiânia, na Região Nordeste, ao Centro da capital mineira. 
O ônibus elétrico K9, da empresa chinesa BYD, já está em BH desde novembro, como adiantou o blog Faixa Exclusiva. O coletivo de piso baixo foi cedido à Viação Torres, operadora do Consórcio BH Leste. Ele passou por testes de vistoria da BHTrans. Foram feitas algumas adequações exigidas pela autarquia e foi liberado para rodar. Porém, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraB-BH), a fabricante não enviou a documentação exigida para fazer o seguro. Os documentos chegaram nessa terça-feira. 
Estão sendo feitos os últimos ajustes, como a instalação da cadeira do cobrador, da catraca e do validador de cartão BH Bus, para serem iniciados os testes. Segundo o Setra, no início da próxima semana o ônibus elétrico devem começar a rodar. Durante os trajetos, que são feitos com passageiros como veículos comuns, serão feitas medições de gastos, conforto, autonomia, entre outros quesitos. 
Ônibus elétricos não são novidade em BH: os trólebus (coletivos conectados à rede elétrica) foram utilizados na cidade até 1963 e só não voltaram a circular na Avenida Cristiano Machado, na década de 1980, por entraves políticos. Como principais atrativos, a BYD aponta que o elétrico chinês apresentou boa relação custo/benefício em pesquisa internacional sobre mobilidade não poluente. O veículo, que será usado na capital mineira, é equipado com baterias de fosfato de ferro e tem autonomia de 250 quilômetros. 

FONTE: Estado de Minas