BRT Rio: Auto Viação Tijuca recebe mais um ônibus articulado

Foto da notícia









BRT Rio recebe mais um ônibus articulado

Rio de Janeiro, 10 de Julho de 2015.
O BRT Rio colocou em operação hoje mais um novo ônibus articulado. Aquirido pela empresa Tijuquinha, o modelo Marcopolo Viale utiliza chassis Mercedes Bens OM500 MA e tem capacidade para 146 passageiros.

O BRT Rio chega aos 327 ônibus, entre articulados e do tipo Padron, dando continuidade a seu  seu processo permanente de expansão da frota. 

Sistema aprovado
O BRT Rio é composto por 91 km de corredores exclusivos para ônibus de alta capacidade que circulam entre 102 estações. A aprovação do serviço entre os 420 mil passageiros diários já alcança 74%, registrada em pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em maio. Eles apontaram a rapidez na viagem como a principal qualidade, conferindo a nota 8,2. Pista livre do congestionamento, oferta de serviços/trajetos variados, embarque rápido em plataforma e previsibilidade de horários são características que contribuíram para a boa avaliação. 

Reconhecimento internacional
O BRT Rio conquistou no fim de 2014 as certificações Padrão Ouro para o corredor Transcarioca, e Padrão Prata para o Transoeste. Elas foram concedidas pelo Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP, sigla em inglês), organização internacional que promove o uso do transporte público.

No último dia 10 de junho, o BRT Rio recebeu em Milão, na Itália, o UITP Awards 2015, na categoria Estratégia de Transporte Público. O Prêmio é concedido pela UITP, a maior associação internacional de especialistas, gestores e operadores de transporte público. O BRT Rio superou 200 concorrentes do mundo todo e foi o único projeto de um país da América Latina entre os 25 finalistas de seis categorias.  O UITP Awards destaca os projetos inovadores, desenvolvidos nos dois últimos anos em cidades e regiões ao redor do mundo que contribuem para duplicar o uso do transporte púbico até 2025.