BRT de Belo Horizonte é responsável por pequena elevação no número de passageiros nos transportes públicos
Ciclo de queda de quatro anos consecutivos foi interrompido
ADAMO BAZANI
Com agências
Após um ano de operação, o BRT Move, sistema de corredores e estações de ônibus em Belo Horizonte, foi responsável por aumentar em 0,8% o total de passageiros neste tipo de transporte público na capital mineira. Segundo dados da BHTrans – Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte, antes de o BRT começar a operar, em março de 2014, o número de passageiros nos ônibus era de 441 milhões por ano. Passados doze meses de funcionamento, este total subiu para 445 milhões.
Mesmo a diferença sendo pequena, a BHTrans diz comemorar já que foi revertido um ciclo de queda intensificado em 2011. A até 2013 foi de 75 milhões de registros de viagens individuais.
Os dados mostram que vale a penaINVESTIR em transporte público mais rápido e moderno, o que é garantido por um sistema de BRT, para que as pessoas deixem o carro em casa, um dos grandes desafios das médias e grandes cidades em todo o mundo.
No entanto, as formas deINVESTIMENTOS ainda recebem críticas da população e de especialistas do setor de transportes. Há ainda falhas no Move BRT como a qualidade das estações e a necessidade de mais espaços segregados para os ônibus.
A expansão do BRT em Belo Horizonte também tem sido lenta, abaixo das necessidades da população. O motivo principal é a falta de verbas.
A previsão é de que até 2020, a capital mineira tenha 160 quilômetros de corredores de ônibus. Até agora, no entanto, foram inaugurados 23 quilômetros.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes