MOVE BRT é responsável por pequena elevação de pessoas no transporte público

Fonte: Blog Ponto de Ônibus


Move BRT
Ônibus do sistema de corredores BRT Move. Segundo BHTrans, aumento no número de passageiros foi pequeno, mas ciclo de queda foi revertido.
BRT de Belo Horizonte é responsável por pequena elevação no número de passageiros nos transportes públicos
Ciclo de queda de quatro anos consecutivos foi interrompido
ADAMO BAZANI
Com agências
Após um ano de operação, o BRT Move, sistema de corredores e estações de ônibus em Belo Horizonte, foi responsável por aumentar em 0,8% o total de passageiros neste tipo de transporte público na capital mineira. Segundo dados da BHTrans – Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte, antes de o BRT começar a operar, em março de 2014, o número de passageiros nos ônibus era de 441 milhões por ano. Passados doze meses de funcionamento, este total subiu para 445 milhões.
Mesmo a diferença sendo pequena, a BHTrans diz comemorar já que foi revertido um ciclo de queda intensificado em 2011. A até 2013 foi de 75 milhões de registros de viagens individuais.
Os dados mostram que vale a penaINVESTIR em transporte público mais rápido e moderno, o que é garantido por um sistema de BRT, para que as pessoas deixem o carro em casa, um dos grandes desafios das médias e grandes cidades em todo o mundo.
No entanto, as formas deINVESTIMENTOS ainda recebem críticas da população e de especialistas do setor de transportes. Há ainda falhas no Move BRT como a qualidade das estações e a necessidade de mais espaços segregados para os ônibus.
A expansão do BRT em Belo Horizonte também tem sido lenta, abaixo das necessidades da população.  O motivo principal é a falta de verbas.
A previsão é de que até 2020, a capital mineira tenha 160 quilômetros de corredores de ônibus. Até agora, no entanto, foram inaugurados 23 quilômetros.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes