Cresce 39,5% a intenção de viajar de ônibus

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus Paradiso
Mais pessoas querem viajar de ônibus rodoviários, aponta Ministério do Turismo
Entre os brasileiros, paulistas são os que mais devem optar por este meio de transporte
ADAMO BAZANI
Se depender da intenção dos brasileiros nestas férias de julho, as empresas de ônibus rodoviários podem ter um alento diante da retração econômica do País.
De acordo com pesquisa mensal do Ministério do Turismo realizada em junho, o número de brasileiros interessados em viajar de ônibus subiu 39,5% em comparação com junho do ano passado.
Segundo o levantamento, 12,7% dos entrevistados declararam que pretendem escolher o ônibus para a próxima viagem.
Já o número de pessoas que pretendem viajar de avião caiu de 66,9% em junho do ano passado para 57,5% em junho deste ano. Já a intenção pela viagem de carro caiu de 21,8% para 20,8%.
SÃO PAULO QUER VIAJAR DE ÔNIBUS:
Entre as capitais pesquisadas, São Paulo é o que tem o maior número de pessoas que pretendem viajar de ônibus: 17,9% dos entrevistados. Em segundo lugar entre as pessoas que querem viajar de ônibus estão os brasilienses, com 14,9%, e em terceiro, os turistas do Rio de Janeiro: 10%.
VIAGEM DENTRO DO ESTADO:
O número de pessoas que pretendem viajar dentro do próprio estado também chamou a atenção na pesquisa do Ministério do Turismo. Mais uma vez, é maior a quantidade de paulistas e paulistanos que não querem sair do estado de São Paulo: 31,8%. Em seguida, aparecem os turistas de Belo Horizonte, com 19,2% dos entrevistados e, em terceiro lugar, estão os moradores da cidade do Rio de Janeiro: 19,1%
A pesquisa ouviu mil pessoas em sete capitais: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, estas cidades representam 70% do fluxo de turismo no País.
MOMENTO ECONÔMICO PODE EXPLICAR:
O momento econômico do país, com redução nas atividades econômicas e no número de empregos, pode ajudar na interpretação de parte destes dados.
Com a renda mais comprometida devido às altas nos preços (inflação) e com incertezas sobre a manutenção dos empregos, a tendência da população é procurar por viagens mais curtas, como as dentro do próprio estado. Hoje, as viagens de ônibus atendem mais a este público, já que longas viagens ainda têm o avião como principal meio de transporte.
As passagens de ônibus, na prática, são mais baratas que as de avião. O destaque para as companhias aéreas são as promoções e pacotes, mas os preços regulares são maiores no avião.
Além disso, nesta época de férias, as passagens aéreas costumar ter um custo maior. A passagem de ônibus tem o mesmo valor o ano todo, independentemente de ser alta temporada ou período de baixa procura.
As empresas de ônibus hoje tambémINVESTE em parcelamento de viagens e vendas pela internet o que ajuda na hora de optar por este meio de transporte.
Já as viagens de carro têm se tornado menos interessantes por serem mais cansativas quando muito longas e também devido às altas nos valores de combustíveis e pedágios.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes