Real

REAL AUTO ÔNIBUS
A Real Auto Ônibus foi fundada em 9 de junho de 1953 e adquirida por seus atuais sócios em 1967, os quais iniciaram sua expansão com 35 ônibus LPO e LP Mercedes 321, atuando, já na época, na sua área atual de maior abrangência, o Centro e a Zona Sul do Rio de Janeiro. Nesta época os atuais sócios já eram proprietários da Auto Viação Leme que foi incorporada à Real Auto Ônibus na época S/A, para atender a um decreto do Governador Negrão de Lima, ficando a Empresa composta por uma frota de 60 veículos.
Em 05 de novembro de 1974 a Empresa já contava com uma frota urbana de 88 ônibus, participou, então, de concorrência pública, que visava a diminuição do fluxo de automóveis no centro da cidade objetivando melhorias no transito, da qual saiu vencedora. A real foi uma das primeiras a operar com ônibus rodoviários com ar.
Em 1981 o grupo societário exercendo a sua política administrativa de contínua expansão e total dedicação ao Sistema de Transporte do Município, adquire a Castelo Auto Ônibus.
Em 10 de dezembro de 1985 a Real, juntamente com mais 19 outras Empresas do Município, tem sua frota encampada pelo Governo do Estado, trazendo momentos de grande frustração aos seus sócios.
Em 06 de Janeiro de 1988, através de Resolução do Governador do Estado, Dr. Moreira Franco e seu Secretário Estadual de Transportes Dr. Joseph Barat, a Empresa é devolvida aos seus sócios , que reiniciam seus trabalhos promovendo, a cada ano, a recuperação da Empresa, adquirindo novos ônibus e operando novas linhas na ligação Norte/Sul.
A Real foi uma das Pioneiras na utilização de microônibus, já na década de 80 ela usava micros da Mercedes Benz. 
Atualmente, a Real é considerada uma das melhores empresas de ônibus da Cidade, operando 23 linhas regulares, 9 linhas especiais e 5 linhas extraordinárias. 
Curiosidade: A Real é a única empresa do Rio de Janeiro cujo 100% da frota de ônibus urbanos são equipados com motor Volkswagen, e detém atualmente a segunda maior frota de ônibus urbanos da cidade com 410 veículos.